México, Brasil, EUA e outros países convocam reunião urgente na OEA por 'eleições transparentes' na Venezuela



Objetivo é votar uma resolução que condena a 'decisão do governo venezuelano de antecipar as eleições presidenciais para 22 de abril de 2018'.

A missão permanente do México na Organização dos Estados Americanos (OEA) se articulou com diplomatas do Brasil, Estados Unidos, Argentina, Panamá e Santa Lúcia para convocar uma sessão extraordinária do Conselho Permanente da organização nesta sexta-feira.


O pleito - no qual Nicolás Maduro disputará a reeleição - foi adiantado em três meses pelo governo, em decisão que irritou opositores e uma série de países que se opõem ao regime.
O documento a ser posto em votação na OEA, ao qual a BBC Brasil teve acesso, diz que a decisão do presidente venezuelano Nicolas Maduro "impossibilita a realização de eleições democráticas, transparentes e fidedignas, em conformidade com as normas internacionais, e contraria os princípios democráticos e a boa-fé".
Em nota à imprensa, a OEA informou que a reunião pretende "analisar projeto de resolução sobre os últimos acontecimentos na Venezuela", sem entrar em mais detalhes.
O Itamaraty também confirmou a presença do Brasil no encontro extraordinário.



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Francisco Mendes é o novo rosto de Direção da Televisão Publica de Angola (TPA) com Novo PCA