Extensão do sinal da Rádio Ecclésia acontece em breve

A extensão do sinal da Rádio Ecclésia pelo país dominou o encontro realizado ontem, em Luanda, entre os ministros da Comunicação Social, João Melo, das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José de Carvalho da Rocha, e responsáveis da Igreja Católica.


O presidente da Comissão da Comunicação Social da Conferência Episco-pal de Angola e São Tome (CEAST), Dom Jesus Tirso Blanco, e o director-geral da Rádio Ecclésia, padre Maurício Camuto, representaram a Igreja na reunião, que abordou aspectos técnicos e procedimentos legais para o início das transmissões das várias rádios da Emissora Católica em todas as províncias de Angola.
Em declarações à im-prensa, no final do encontro, o ministro João Melo afirmou que faltam apenas alguns aspectos técnicos, para que a extensão do sinal da Rádio Ecclésia seja concretizada.
O governante disse acreditar que, em breve, algumas estações provinciais da Emissora Católica estarão em condições de começar a funcionar, a julgar pelas metodologias definidas no encontro.
“Há procedimentos legais que a Igreja Católica deve cumprir e nós vamos procurar agilizá-los”, disse João Melo, su-blinhando a necessidade de se acelerar o processo para a concretização de uma decisão política anunciada em Janeiro último pelo Presidente da República, João Lourenço.
Quanto à postura da Rádio Ecclésia, no que respeita à linha editorial, o ministro disse aguardar por uma informação séria, credível, equilibrada e, acima de tudo, uma contribuição prestimosa para a moralização da sociedade angolana a todos os níveis.
Por sua vez, o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José de Carvalho da Rocha, disse que, do ponto de vista técnico (distribuição de frequências), não existem obstáculos que inviabilizem a concretização da extensão do sinal da Rádio Ecclésia.
Segundo o governante, todos os pormenores técnicos inerentes estão a ser acautelados, para que, na devida altura, a extensão do sinal seja um facto.
Na ocasião, o presidente da Comissão da Comunicação Social da CEAST, Dom Jesus Tirso Blanco, regozijou-se pela forma como as autoridades governamentais estão a tratar o assunto e assegurou que tudo está a ser feito para cumprir com os procedimentos técnicos e legais exigidos.
Assegurou que, em pelo menos seis províncias do país, as coisas já estão avançadas e o sinal de rádio poderá ser inaugurado tão logo sejam cumpridas as formalidades legais. Nas restantes regiões, o processo levará ainda algum tempo, até a aquisição dos equipamentos necessários. O encontro realizou-se no Ministério da Comunicação Social.

RGA/ 09/02/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Francisco Mendes é o novo rosto de Direção da Televisão Publica de Angola (TPA) com Novo PCA